13/10/2009

Denúncia de descaso com a educação pública

Na cidade de Barreiros, no interior do estado, o retrato do abandono das escolas da região. As instalações são precárias, não há energia e quando há merenda, ela está com a data de validade vencida.



JH: Hoje não teve merenda?
"Não", afirma Márcio Tiano da Silva, 9 anos.

JH: O que é que acontece quando não tem merenda na escola?
"Fica tudo com fome. Fica triste", diz Miriam Maria da Silva, 11 anos.

Na pequena escola, em Barreiros, Zona da Mata de Pernambuco, as crianças perderam o que muitas vezes é a principal refeição do dia.

"Quando não tem almoço vai tudo embora pra casa mais cedo", conta Rubens Sales, 7 anos.

No armário de prateleiras enferrujadas, a quantidade de alimentos é pequena.
Quando não falta comida, os estudantes são obrigados a conviver com o perigo. O fogão fica dentro da sala de aula, pertinho das cadeiras das crianças.

"Se acontecer um vazamento no botijão e se vier a explodir, como é que vai ficar a situação dessas crianças aqui?", comenta Ananias silva, conselheiro tutelar de Barreiros-PE.

No telhado, mais problemas: morcegos fazem barulho e sujeira. Dentro da sala de aula uma contradição: quem procurar uma lâmpada não vai encontrar, a escola não tem energia elétrica.

Em compensação, num canto existe um freezer grande e novinho em folha, que nunca foi usado, ele chegou no início do semestre e se depender da energia vai continuar ocupando espaço, servindo de decoração", comenta Claudemir Gomes, presidente do Conselho Tutelar de Barreiros - PE

Em outra escola falta carne para a merenda dos estudantes... E quando tem, é um risco à saúde: 70 quilos de carne foram encontrados com o prazo de validade vencido, como mostram fotos tiradas na semana passada.

Nas escolas, também faltam carteiras, porque muitas estão quebradas."É uma situação muito difícil, então faltando bancas, faltando merenda, então eu acho que a permanência de um aluno dentro da escola é muito difícil", afirma Gomes.

O Conselho Tutelar vai encaminhar as denúncias ao Ministério Público. A prefeitura de Barreiros informou que a comida estragada foi recolhida e enterrada. E que a partir de amanhã a merenda volta a ser distribuída para os oito mil alunos, das 36 escolas municipais.

A prefeitura disse ainda que uma comissão vai analisar os outros problemas mostrados na reportagem, como a presença de morcegos e de cozinhas improvisadas nas salas de aula.

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com