11/07/2012

O Caos da Saúde no Brasil

Por:  Ana Cristina Mendonça 
Rio de Janeiro, 14 de Junho de 2012

A falta de humanidade e amor ao próximo, partindo dos profissionais da saúde causa caos nos hospitais do nosso país. Há alguns dias atrás estava assistindo uma reportagem de uma médica do Hospital Rocha Farias, dizendo que a saúde no Brasil esta em situação precária e que o governador e a secretaria de saúde não fazem nada.

Concordo em parte com ela, pois eles só estão realmente preocupados com as obras para a copa e olimpíadas . Mais hoje passei pelo Into e centro de imagens na Av. Presidente Vargas e vi o quanto estão e como são bem equipado, o que eu quero dizer é que nem todos os hospitais estão em estado crítico, o Lourenço Jorge e muitos outros também foram reformados e estão equipados. É muito fácil dizer que a culpa é do governador do prefeito, em fim dos políticos.
Mais a culpa maior de tudo de ruim que acontece na nossa saúde, é dos profissionais “que estão ali para salvar vidas”. Eu acho que eles deveriam fazer o juramento que os mesmo fazem no dia da formatura, toda semana! Por que mesmo que não tivesse equipamentos novos e de primeira linha, mais quando o profissional é bom e tem respeito com os outros e amor à profissão, ele vai fazer de tudo e salvar uma vida.
Na entrevista a médica falou que o salário deles é de R$ 4.000 e alguma coisa, e que isso esta deixando eles insatisfeitos e sem vontade de ir trabalhar, pois no mesmo dia quatro médicos tinham faltado ao plantão. Os mesmos trabalham por escalas, alguns trabalham um dia na semana, o que diz os assalariados que trabalham todos os dias para ganhar R$600,00 e ter que fazer o seu trabalho perfeito para não ser demitido e ele e a família não passar fome. Os profissionais da saúde no Brasil, só pensam em dinheiro. Quem tem dinheiro, tem tratamento digno . Meu sobrinho foi atropelado, ficou igual ou melhor que Pedro (filho de Leonardo) Pedro sobreviveu!!!! Meu sobrinho morreu! Só ficou vivo três dias. Quem dera que a saúde fosse para todos como dos pacientes do Sírio e Libanês. Lá os médicos tratam os pacientes com sorriso (o próprio Leonardo falou) nos hospitais públicos e até nos particulares, que os pobres frequentam , os médicos e enfermeiros só dão patadas e até empurrões . Isso da revolta! No dia onze de Junho eu perdi meu querido pai e muito amado pai. Ele foi internado uma semana antes no Hospital Central da aeronáutica (que é muito bem equipado e muito limpo) mais os profissionais deixam a desejar. Toda hora eles (os médicos) vinham e diziam que ele tinha uma coisa e nunca definiam o que realmente ele tinha, de uma hora para outra eles resolveram operar ele , sem nós avisar . Só ligaram na hora dizendo que já estavam levando ele para a sala de cirurgia (um descaso total com a família) Quando eu cheguei, eu me desesperei , por que eu sabia que ele não iria aguentar.
Meu pai tinha 93 anos e fazia hemodiálise, mais eles nem levaram em consideração a idade e o problema, mais disseram que era necessário fazer a cirurgia por que ele estava com metástase.
Quando fizeram a cirurgia viram que era a bílis dele que estava com uma infecção. Abriram meu pai sem saber o que realmente ele tinha.
Mais para ele a vida do meu pai era o que menos importava Com a cirurgia meu pai ficou em coma induzido, mais assim mesmo eles ficaram tentando fazer hemodiálise nele, mesmo depois que minha irmã ligou e pediu para eles não fazer, por ele estar muito debilitado. A médica da nefro responsável pelo plantão no dia falou que ela era a “profissional“ (nem ai para o paciente e tão pouco para a família, que estava ali sofrendo). Quando minha irmã foi falar desse episodio com a médica responsável pela nefronologia, simplesmente a mesma falou “isso não vai mais acontecer”. 
Mais só que o pior aconteceu! Foi um descaso, sabe pq? Por que somos pobres, meu era simplesmente dependente da minha irmã, que é sargento da aeronáutica, se ele fosse dependente de um brigadeiro nada disso teria acontecido.
Os médicos e os enfermeiros em geral de qualquer hospital, sempre nos olham de cima como se não fossemos nada. A saúde no Brasil esta precária por conta desses mal profissionais e não por conta das estruturas dos hospitais.
A maioria dos médicos são ruins, frios e calculistas. Um exemplo foi de uma senhora que se tratava em no hospital da Piedade há muito tempo, ela passou mal em casa e os vizinhos a levaram para o mesmo, mais chegando lá não atenderam a senhora, barraram ela na portaria, foi culpa do governador? Não! Foi culpa do médico que sabia que tinha um paciente lá fora, um idoso passando mal e não atendeu! Eles são assassinos! Teriam que ser julgados e condenados por crime de homicídio.

Tags , Fique sabendo, Saúde, Notícias, Protesto

2 comentários:

  1. poxa Antonio, realmente, essa situação é muito complexa e passou a hora da população exigir efetivamente seus direitos....

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Concordo plenamente com você.
    Obrigado pelo comentário
    Abraços

    ResponderExcluir

Sua Avaliação

2leep.com

Arquivos