12/03/2010

Idosos e deficientes devem renovar credencial de estacionamento

Enviado por: Anjocaco
12/03/10 13h17
Essas pessoas podem parar o carro nas vagas, mesmo as que não são indicadas para elas; é preciso se cadastrar e tirar o novo documento
Vagas de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais. Essas pessoas podem parar o carro nas vagas, mesmo as que não são indicadas para elas. É preciso se cadastrar e tirar uma credencial.
A aposentada Eulina Veiga adora passear. Ela mora em Jaboatão dos Guararapes e o destino da diversão normalmente é o Recife. O problema é que esses momentos estão cada vez mais raros. Antes de sair de casa é preciso pensar se vale a pena a dor de cabeça com o estacionamento do carro. “A gente fica pensando se vai conseguir um lugar próximo de onde vamos ficar, pois é difícil para nós ficar andando muito”, disse.
Ela é tem 84 anos e tem o direito de deixar o carro nas vagas especiais, aquelas que são reservadas para idosos e pessoas portadoras de deficiência física. Para estacionar nesses locais, é preciso fazer um cadastro no Departamento de Trânsito de cada município.
Parece simples, mas a filha de dona Eulina conta que desde janeiro tenta tirar o documento e não consegue. “Fui até a agência do Detran do Shopping Guararapes, mas lá nos encaminharam para a Prefeitura de Jaboatão.  Até agora não consegui nada”, falou a pedagoga Ceres Veiga Moraes.
A credencial para estacionar é o mesmo modelo seguido por todos os municípios do Brasil e deve ser deixado no painel de qualquer carro usado pelo idoso ou pelo portador de deficiência. O documento deve ser renovado todo ano.
A gerente de Trânsito e Transporte de Jaboatão, Lúcia Recena, explica que a credencial vai substituir os adesivos que antes eram usados para identificar quem tinha o benefício de estacionar nas vagas especiais. A mudança foi uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito e a Prefeitura de Jaboatão só deve começar o cadastro no próximo dia 15. “Esse documento só vai ser exigido a partir de julho”, explicou.
CADASTRO
Para dar entrada na credencial de livre acesso, é preciso ter em mãos o original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso dos deficientes, também é necessário apresentar um laudo médico do sistema único de saúde.
No Recife, o cadastramento é feito na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, que fica na rua Frei Cassimiro, no bairro de Santo Amaro. O atendimento é feito entre 8h e o meio-dia.
Em Jaboatão dos Guararapes, a previsão é de que na próxima segunda-feira (15) a carteira já vai poder ser solicitada na sede do programa Bolsa Família. O endereço é rua Argentino Castelo Branco, número 175, em Piedade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 17h. E em Olinda, o serviço ainda não começou e não tem previsão.
De acordo com o departamento Estadual de Trânsito (Detran), cada município é responsável pelo serviço e é quem define as datas também. Lembrando que os documentos são os mesmos em todos os municípios.
Fonte: pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com