04/03/2010

Centro pode ter Zona Azul para motos

Enviado por: Anjocaco

Elas parecem uma praga. Se multiplicam numa progressão assustadora e querem um espaço próprio. O Recife tem uma frota de 79.805 motos. Há 10 anos, eram pouco mais de 20 mil. Se no trânsito elas disputam espaço nas vias, imagine então para estacionar. No centro da cidade, segundo dados da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), existem apenas 285 vagas gratuitas para motos, o que corresponde a 0,35% do número dos veículos que circulam na cidade. Para ampliar a oferta de vagas, uma das propostas da CTTU é criar uma Zona Azul específica para motos. O projeto de lei vai ser encaminhado ao prefeito João da Costa para avaliação ainda neste semestre.

O aumento da oferta de vagas condicionada a um pagamento pelo uso do espaço público, a exemplo da Zona Azul para carros, não é exatamente o que esperavam os motoqueiros, já acostumados a não pagar por esse tipo de serviço. "Acho que não compensa para a gente vir de moto e ter que pagar estacionamento. A opção pela motoé a praticidade e a economia", argumentou Márcio José Fernandes, 34 anos, enquanto aguardava a liberação de uma vaga para estacionar na Praça Joaquim Nabuco, no bairro de Santo Antônio.
O estacionamento na Joaquim Nabuco, regulamentado pelo município, recebe uma média de 200 motos por dia. O espaço, claro, é insuficiente para a demanda e é comum encontrar filas duplas no local. A logística para encontrar lugar para todo mundo fica por conta dos guardadores. "À medida que as motos vão saindo, a gente vai reorganizando o estacionamento", explicou o guardador Robson Barbosa, 35, que admitiu que as motos em fila dupla podem ser multadas pelos fiscais da CTTU. Mesmo correndo o risco, o motoqueiro Roberto Soares, 25, prefere usar os espaços gratuitos. "A gente espera um pouco até ter uma vaga ou deixa para o guardador estacionar. Eu nunca fui multado", contou.

Garagem - Preocupado com o aumento da frota de motos na cidade, o presidente da CTTU, Carlos Padilha, explicou que mesmo com a oferta da Zona Azul a demanda será maior. "Pagar pelo estacionamento é uma forma de limitar o acesso ao centro da cidade, mas sempre haverá uma demanda reprimida", reconheceu. Segundo ele, o estudo vai apontar os locais que poderão ser aproveitados para Zona Azul, o valor da cobrança e o tempo de rotatividade, que hoje varia de 2h e 5h para os carros. "Os estacionamentos precisam ser rotativos para atender um número maior de usuários", afirmou.

Além da Zona Azul, Carlos Padilha ressaltou que o município está incentivando a construção de edifícios-garagem, pela iniciativa privada, para atender também aos usuários de motos. "Alguns edifícios-garagem, a exemplo do Paço Alfândega, oferecem vaga para motos, mas não são todos", revelou. Segundo ele, com o aumento da demanda, os novos empreendimentos deverão apostar nesse tipo de serviço.

Transporte // Proposta da CTTU deve ser encaminhada como projeto de lei ao prefeito do Recife, João da Costa, ainda neste semestre
Tânia Passos
taniapassos.pe@dabr.com.br


Fonte: Diario de Pernambuco

Um comentário:

  1. Nós proprietários de motos pagamos impostos (DPVAT) muito mais caros que os de carros. Temos por isso se não direitos iguais, direitos maiores de estacionar onde bem quisermos mediante é claro o pagamento da cartela de zona azul. Não foi apenas uma, mas por várias vezes tentei pagar a tão falada cartela de zona azul para estacionar minha moto e fui tratado com falta de respeito e como um bandido por esses adolescentes que ficam na rua exercendo tal função. Sei que Eles não têm culpa, pois só estão cumprindo ordens, sei também que existe muito motoqueiro moleque que não respeita as leis de trânsito, mas existe muito motorista de carro mal educado também. Principalmente uns “riquinhos” que ficam desfilando com seus carros de R$ 150.000,00 e se acham no direito de não ligar uma seta para realizar uma conversão e muito menos de usar o cinto de segurança. É apenas uma questão dos criadores da zona azul por o cérebro um pouquinho pra funcionar e ver que minha indignação não é uma bobagem.
    A única coisa que quero é o direito de pagar a zona azul estacionar no lugar que preciso estacionar.

    ResponderExcluir

Sua Avaliação

2leep.com