16/05/2012

Carteirinhas de planos de saúde também terão número do SUS

Usuários do sistema privado de saúde também precisam ter o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Porém, o cadastro a ser utilizado para monitorar o histórico de quem passa pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) ficará a cargo das operadoras. A medida passa a valer em junho.

Segundo as regras do Ministério da Saúde, cada brasileiro terá um cadastro único, que poderá ser consultado em todo território nacional. Para obter o registro, basta comparecer a uma unidade vinculada ao SUS, como policlínicas e hospitais, munido de um documento com foto.

O registro irá possibilitar o cadastro eletrônico de saúde nas bases de dados dos hospitais públicos e privados. Todos os procedimentos que o usuário executou no SUS estarão contidos no CNS, tais como reações alérgicas a medicamentos, médicos que os atenderam e as unidades de saúde onde foram realizados os procedimentos.

Já os profissionais de saúde terão acesso ao histórico médico dos pacientes. Ao contrário dos demais cidadãos, os clientes de plano privado não precisam se deslocar até essas unidades para fazer o cadastro.

As operadora deverão fornecer os dados à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que irá incluir o número do SUS na carteira do plano de saúde. Empresas ouvidas por A Tribuna afirmam aguardar o melhor detalhamento do órgão para informar os dados.

Prazo

Segundo as regras, as operadoras devem, no momento da troca do cartão, adicionar na nova versão o número do plano e o do CNS. A partir de julho, os planos serão obrigados a fornecer o número aos seus clientes. Porém, o ministério sinaliza não ter tempo suficiente para a entrega dos cadastros a todos os usuários.

Um levantamento do órgão identificou que cerca de 30 milhões de clientes de planos de saúde já têm um número no SUS. A entrega dos cadastros desses usuários foi iniciada na semana passada.

Os dados ficarão disponíveis para as operadoras a partir de junho. Uma Resolução Normativa da ANS ampliou para 5 de junho de 2013 o prazo das empresas para cadastrar os usuários ainda não identificados.

From atribuna.com.br
__________________________________________-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua Avaliação

2leep.com

Arquivos